fbpx

Os primeiros passos e as técnicas

O som das marteladas e o horizonte de poeira fazem parte da rotina do restauro do Palacete Tira-Chapéu. Técnica minuciosa e destreza com os detalhes definem um pouco do processo de restauro do palacete. O objetivo é trazer o novo e, ao mesmo tempo, preservar a história do edifício. Neste período, serão restaurados os vitrais, as fachadas do palacete Tira  Chapéu, ricas em detalhes, as pinturas artísticas, os pisos de ladrilho, os assoalhos de madeira e os lustres. Todos esses pontos do casarão sofreram desgastes advindos do clima de Salvador, do tempo e de outras intempéries.

Quanto tempo durará

As obras de restauro do Palacete estão previstas para durar dois anos e estão em andamento. O processo de restauro pelo qual o palacete passa desde março de 2021 é meticuloso e demanda diversos processos e técnicas para que seja mantidas toda a história e as referências arquitetônicas do edifício.

Os planos e curiosidades descobertas

A tipologia do palacete está associada diretamente com a forma de vida dos habitantes de Salvador do início do século XX.O objetivo do plano de restauro é assegurar que o edifício se mantenha em funcionamento como oferta de arte e cultura em Salvador. Por esse motivo, o processo de restauro respeita todos os potenciais artísticos e arquitetônicos ainda remanescentes.

Uma das curiosidades já descobertas durante o processo de restauro do Palacete Tira-Chapéu surgiu através da técnica de Prospecção Estratigráfica. Após abertas janelas de prospecção nas paredes do edifício a fim de identificar camadas de tinta sobrepostas, foram reveladas várias pinturas decorativas, especialmente motivos florais, típicos do ecletismo.

Fale Conosco

Não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e entraremos em contato com você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt