fbpx

Novamente, Catharino

Mais uma vez, a história de Rossi e do Comendador Bernardo Martins Catharino se cruza. Rossi projetou o Tira-Chapéu e Catharino foi o financiador do projeto. A história deste ficaria profundamente ligada também à formação da elite econômica baiana. A sede da Associação ainda recepcionou reuniões e apresentações musicais.

As associações em
Salvador: uma história de luxo

No final do século 19, as construções expunham em suas fachadas principais e laterais o que havia de mais sofisticado. Era desejo dos proprietários mostrar para o mundo que Salvador seguia os caminhos da modernidade. E também que tinha poder econômico. Tanto a parte externa quanto a interna do edifício que sediou a Associação seguem esse padrão, como já acontecia no Rio de Janeiro.

Os ornamentos e símbolos

Pelos corredores e salas do Palacete Tira-Chapéu, é possível encontrar símbolos e ornamentos originais. Durante o restauro, nos deparamos com vitrais, esculturas, mobiliário e placas comemorativas que contam a história da ocupação do espaço. O símbolo da AECB pode ser visto em diversos itens no interior do edifício. Pisos, paredes e forros também são decorados, o que evidencia o preciosismo do arquiteto na composição de cada cômodo.

Fale Conosco

Não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e entraremos em contato com você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt