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O projeto, de autoria de Baptista Rossi, se tornou uma das mais emblemáticas obras do autor em Salvador. O edifício possui 3 pavimentos e suas fachadas são compostas por elementos marcantes do ecletismo, características que incluem desde capitéis, frisos, cornijas, volutas e até elementos figurativos como os atlantes na porta principal.

No centro da fachada da rua Tira Chapéu há um arco e um pórtico que valorizam o eixo central do edifício, estabelecido em sua planta que originalmente era em “L”, como evidenciado na planta baixa de Rossi, datada de 1916. As fachadas seguem o princípio de composição clássica, simétricas e moduladas e resolvem os ângulos nas esquinas como um marco visual, no momento em que inclina o plano da fachada voltado para a Praça Thomé de Souza e o coroa com um torreão.

Plantas Baixas, 1916. Fonte: Arquivo da AECB.

A partir de fotografias e postais é possível notar que ao lado direito do Palacete haviam outros 4 edifícios que completavam o quarteirão ainda em 1920. O edifício adjacente se mantém até imagens da década de 40 e já em 50 é representada a fachada unificada juntamente ao conjunto do Palacete, quando um dos edifícios é incorporado à edificação

Na direita: Rua Chile (1930-40). Fotografia tirada do Palácio Rio Branco, feita para um cartão postal de editor não identificado. À esquerda: Sinalização da antiga edificação anterior ao acréscimo feita pela AECB.

A partir das análises de fachada, vistas áreas de cobertura e da prospecção estrutural, é notório o acréscimo do prédio adjacente ao Palacete da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia, por volta da década de 40.

Plantas Baixas Associação dos Empregados no Comércio após o anexo do edifício adjacente, marcado em vermelho: Térreo, Primeiro Pavimento e Segundo Pavimento (respectivamente).

Rossi Baptista era conhecido como um arquiteto de “obra completa”. É possível observar o cuidado em manter a unidade do edifício em todos os ambientes, interna e externamente. Os elementos ornamentais se repetem nos desenhos, nos materiais de forros e pisos seguem um padrão básico e claro em todos os pavimentos e escadas. 

Os pisos se apresentam em tabuado de madeira ou ladrilho hidráulico policromático, material considerado inovador na época. A composição em ladrilho hidráulico foi feita com peças hexagonais que formam flores através de um mosaico em verde, vermelho, amarelo e branco. Uma composição muito similar também pode ser encontrada no Palacete das Artes no bairro da Graça, antigo Palacete Martins Catharino, obra que também foi concebida por Rossi Baptista.

Os forros se apresentam em madeira ou são compostos de gesso com ornamentação em estuque. Há também, no Salão Nobre do Palacete, um forro de gesso ornamentado com presença de belíssimas pinturas decorativas. Já quando analisada a parte anexa, estruturada em concreto, os pisos são em taco e há presença de ladrilhos hidráulicos nas circulações, esse último bicromático em preto e branco. 

O edifício também apresenta elementos decorativos presentes nas colunas e coroamento das paredes, porém estes não se apresentam na área do edifício anexado posteriormente. A fachada do anexo, por sua vez, apesar do tratamento ter buscado a aproximação com o edifício pré-existente, demonstra ser mais simples e sem uso de elementos decorativos figurativos.

O Palacete Tira Chapéu possui bens integrados à arquitetura, ou seja, elementos que estão fixados à arquitetura do edifício e incorporam o bem trazendo unidade à composição. A partir disso, podemos ressaltar primeiramente a fachada principal, onde assim como em outras obras de Rossi, podemos observar adornos, volutas, colunas, capitéis, atlantes e até o torreão, como itens de valor artístico e histórico que agregam e compõem a edificação.

Internamente, já no hall principal do Palacete, há bens integrados de técnicas distintas, tais como colunas e paredes pintadas na técnica marmorino, vitral em vidraça composta por vidros e pintura sobre vidro, azulejos modulares e uma variedade de pinturas parietais. Há também balaústres em madeira, localizados no Salão da Plenária e na Biblioteca, além de pilares e gradis em ferro fundido.

Tamanha riqueza de detalhes, a excelência na escolha dos materiais e a sua execução primorosa fazem do Palacete Tira Chapéu um dos mais imponentes edifícios da Rua Chile. O projeto de Rossi Baptista se tornou, portanto, um marco na arquitetura eclética desenvolvida na cidade de Salvador.

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