fbpx

Aqui começa uma visita à história e à beleza do patrimônio cultural e arquitetônico baiano. Prepare-se para conhecer o passado e avistar o futuro. A cidade de Salvador, aos 474 anos, tem muito o que contar. Os sons, sabores, ruas, prédios e pessoas são um convite a experiências e descobertas.

A instalação no restauro do Palacete Tira-Chapéu começa pelo início de Salvador, passeia pela Rua Chile e o Centro Histórico e aborda as principais mudanças vividas pela cidade. O Palacete Tira-Chapéu será o símbolo desta instalação e um ponto de partida para esta nossa viagem ao tempo.

O edifício onde estava sediada a Associação dos Empregados no Comércio da Bahia passa por um minucioso restauro. Em breve, o prédio, em frente à primeira sede da governadoria brasileira, voltará a ostentar sua imponência e importância para o patrimônio nacional.

A cidade de Salvador

“Poucos espetáculos haverá no mundo tão belos e tão grandiosos como a chegada à cidade da Bahia. A cidade se estende tanto para o leste da Baía de Todos-os-Santos, quanto o seu nome por extenso no papel, anfiteatralmente, como um grande quadro.”

Dom Manuel de Almagro, em 1866

Centro Histórico de Salvador

O Centro Histórico foi onde Salvador começou — a primeira rua, os primeiros bondes, as primeiras igrejas. Com o passar dos anos, o Centro passou a abrigar um conjunto arquitetônico, paisagístico e urbanístico que é um dos mais importantes exemplares do urbanismo português.

A Rua Chile

Centenas de pessoas, grandes quantidades de mercadoria, comércio a todo vapor: assim era a antiga Rua Direita das Portas de São Bento no século 15, conhecida hoje como Rua Chile.

O Palacete Tira-Chapéu

O projeto do Palacete Tira Chapéu foi concebido em 1914 pelo arquiteto italiano Rossi Baptista. O edifício foi construído para abrigar a Associação dos Empregados do Comércio da Bahia (AECB), fundada em 1900.

O Restauro Palacete Tira-Chapéu

O processo de restauro é uma operação altamente especializada. Seu objetivo é preservar e revelar o valor estético e histórico do monumento e é baseado no respeito a materiais e processos construtivos da época.

Fera Palacete Hotel

Em 1934, o Palace Hotel foi construído como o primeiro hotel de luxo de Salvador. Pelo saguão desse hotel, passaram personalidades como Carmem Miranda, Grande Otelo, Pablo Neruda e Orson Welles. O edifício foi totalmente restaurado e reaberto em 2017, após cinco anos de obras. O Fera Palace, como passou a ser chamado, tem hoje 81 apartamentos, seis salas de eventos e uma de reunião e consolida-se como ícone arquitetônico da cidade. O hotel foi restaurado pelo Grupo Fera, o mesmo envolvido na revitalização do Tira-Chapéu.

Fale Conosco

Não estamos por perto agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e entraremos em contato com você o mais rápido possível.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt