O hall de entrada do Palacete Tira Chapéu é um espaço repleto dos mais ricos detalhes. Ao subir a escadaria de mármore principal, o visitante se depara com uma belíssima composição de vitrais. Esse elemento é utilizado na arquitetura para a ornamentação e iluminação do espaço, conferindo maior imponência e espiritualidade ao ambiente.
O vitral apresenta imagens coloridas com figuras humanas e formas da natureza dedicadas ao Comércio, à Agricultura e à Indústria, temas associados à Associação dos Empregadores do Comércio.
No painel central, está representado o deus da mitologia grega Hermes, o mensageiro dos deuses do Olimpo, considerado a divindade dos comerciantes, mercadores e viajantes. Ele está vestido com uma túnica, traz na cabeça um capacete alado, assim como suas sandálias, e na mão está seu principal símbolo, o caduceu – um bastão alado com duas serpentes e pequenas asas. O painel também traz o brasão da Associação, com o seu lema “A união faz a força” e o ano de inauguração do edifício, 1917.
No painel à esquerda, está representada a deusa Deméter, considerada na mitologia grega como a divindade da agricultura e da fertilidade. Ela está trajando um vestido e é apresentada fazendo a colheita. E por fim, à direita, está a Alegoria da Indústria: uma figura feminina segurando um jarro e um bastão, acompanhada por um torno e uma fábrica ao fundo.
O painel é composto por vidro duplo com pintura, onde foram utilizadas duas técnicas para a sua composição: Grisalha e Esmalte. Grisalha é uma tinta artesanal usada para pintar pequenos detalhes como o rosto dos personagens, mãos e o sombreamento de alguns trechos. A tinta é aplicada sobre o vidro após passar por um processo de queima em alta temperatura, resultando geralmente em tons sépia, amarelos ou castanhos. Os esmaltes são produtos transparentes compostos por partículas de vidro e óxidos, que quando são levados a uma temperatura de fusão, conferem cores de grande vivacidade à composição.
O vitral do Palacete Tira Chapéu encontra-se em bom estado, com poucos trechos danificados, apesar da ação do tempo e das intempéries. No processo de restauro, será realizada uma limpeza cuidadosa dos vidros preexistentes e as partes faltantes serão recompostas visando recuperar a unidade da composição, deixando evidente quais peças são novas e quais são as originais, evitando a produção de um falso histórico.